Novidades no PIX para 2021

Primeira reunião do ano e 12ª plenária do Fórum Pix trouxe novidades. A fala de abertura do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel Pinho de Mello, deu o tom de que a busca por competitividade e pressão por eficiência vai continuar e todos os envolvidos neste arranjo precisarão se adaptar.

Destaques

  • Movimentação de conta salário pelo Pix: Aparentemente simples, mas plugar o PIX nas contas salários deve alterar a dinâmica de propriedade que os bancos possuem sobre estes clientes, especialmente, aqueles que possuem apenas uma conta salário e uma conta corrente na mesma instituição. Se junto com a implementação do PIX vier a flexibilização para débitos parciais, o cliente passa a não depender mais de um segundo produto do banco para manter seu dinheiro lá.

  • Saques no varejo via Pix: Alguns bancos ainda cobram por saques, ou cobravam. Agora com a funcionalidade de saques em lojas do varejo, os caixas eletrônicos perdem exclusividade nesta função. Ponto a se observar, a expansão desta opção deve dar maior capilaridade aos bancos digitais, permitindo que seus clientes realizem saques em diversos pontos. Por fim, sonho dos varejistas, dinheiro físico em loja sempre foi um problema a parte, sendo necessário depósitos parciais ao longo do dia ou mesmo o contrato com empresas coletoras. Servindo como opção de saque, o lojista passa a ter mais uma opção de saída limpa do dinheiro físico na loja.

  • Pix por aproximação: Além de melhorar a experiência do usuário, abre portas para implementação do Pix em funcionalidades que só permitem pagamento por aproximação. Com isso o Pix se torna o viabilizador para diversas aplicações quebrando mais uma barreira tecnológica.

  • Pix Garantido e Pix Débito Automático: Enquanto o primeiro permitirá o parcelamento das transações, o segundo vem pra suprir a função de agendamentos recorrentes. A proposta para estas duas modalidades serão apresentadas no segundo semestre de 2021. Com sua implementação, deveremos ter uma alteração nas dinâmicas de cartão de crédito e convênios firmados diretamente com os bancos.

O que sabemos de fato é que o sistema sempre se reorganiza, mas desta vez, não consigo ver um efeito ruim provável. Tudo indica uma maior quantidade de players no mercado, trazendo maior competitividade, opções de serviços e redução nas taxas.

Acesse o discurso completo clicando aqui!