7 dicas para começar a economizar agora!
Clickbait, certeza!
Não é não, juro. Já escrevi aqui mesmo sobre o que considero que deveria ser um primeiro passo para você que é desorganizado financeiramente e não sabe por onde começar e também dividi com vocês o método 50/30/20 que se serve de baliza pra qualquer teoria de economia pessoal.
O que trago aqui hoje, no entanto, são sete dicas táticas pra você começar a pôr em prática agora mesmo, bóra?
1 – Anote tudo!
Chato, sem dúvida a mais entediante das dicas, mas não conheço forma mais eficiente de se começar uma reorganização do que saber o que se tem pra organizar. Passe um mês com o caderninho no bolso, anote todas as despesas, guarde cupons e notas fiscais e no final, divida em categorias para uma melhor análise. Você vai se surpreender com quanto você gasta com almoços fora, roupa, calçado, miúdices no geral. No segundo mês, comece a cortar o excesso, mas continue anotando. Sem dúvidas essa prática virará um hábito e você terá dificuldade em viver sem um caderninho.
2 – Evite o desperdício!
Se já reclamamos tanto que ir ao mercado está cada vez mais caro, que R$ 100,00 não compra mais nada, o que dizer de chegar em casa, fazer a janta e jogar metade da maionese no lixo. E o café que sobra na xícara, no bule ou na garrafa? O creme de leite que vence no armário ou aquele presunto que por descuido ficou fora da geladeira? Tome cuidado com o desperdício. As deixamos de comprar coisas que não cabem no orçamento, mas matamos essa economia jogando outras no lixo.
3 – Mercado = lista de compras!
Por falar em mercado, seja lá qual for a sua renda, uma fatia significativa das suas despesas fica nele. Não é à toa que eles estão sempre agradecendo a nossa preferência. Então uma dica unânime para economizar no mercado é fazer uma lista de tudo o que se vai comprar, e no geral fazemos, então a segunda e mais importante dica é comprar só e somente o que está na lista!
“E se eu esquecer algo?”, não leve, passe o mês sem, só pra aprender!
Compras on-line podem ser uma boa opção pra escapar das tentações, mas sugiro fazê-la logo após o almoço e de barriga cheia.
4 – Na farmácia, genéricos!
Deixe de ser turrão e achar que um remédio é melhor do que o outro só porque um ator da globo aparece espirrando num comercial! A diferença de preços entre os referências e os genéricos são de acelerar o coração e a qualidade quase sempre é a mesma. Muda a cara, mas são todos bicabornato de alguma coisa, nitrato de sei lá o que…
5 – Saldão e bazar, compre na estação trocada!
Tá que agora vai ter gente surtando com esta dica, mas se você atrasar seu calendário da moda em seis meses, sua economia será de fáceis 30%. Comprar roupas de verão no final do verão para usar no próximo verão e roupas de inverno, no final do inverno para usar no próximo inverno pode e certamente lhe gerarão boas economias. Mais importante que isso é comprar apenas o que você realmente precisa e não, você não precisa de mais um par de sapatos!
6 – Pagar academia não emagrece!
Você deve conhecer alguém que paga um mês de academia e aparece lá a cada 15 dias. Isso vale também para clubes e associações. A regra é simples, se você não frequenta, não pague. É um gasto fixo a menos no seu orçamento. Serviços de streaming devem seguir o mesmo racional.
7 – Teste da necessidade:
Se você achar que precisa de algo tecnicamente fútil, repense. Se ainda continuar achando que precisa, reflita não menos que por 24 horas. É incrível a quantidade de coisas que deixamos de comprar com essa técnica. No entanto é preciso refletir mesmo, não adianta passar as 24 horas contando os minutos para ir ao shopping, aí não vale!
Eu prometi dicas táticas, vai, certeza que valeu, ao menos, para reforçar algo que você já aprendeu mas não vinha fazendo. Aproveita que chegou até aqui e compartilha este conteúdo com um amiguinho pra fortalecer o trabalho e garanta que você esteja nos seguindo no Instagram,